Todos são Úteis, Mais que Recebedores querem ser Doadores

Todos são Úteis

Em tempos difíceis, onde as possibilidades são escassas, ficar parado por muito tempo, pode fazer nascer à sensação da inutilidade. Receber sem poder retribuir pode ser destrutivo para muitos. Todos são úteis e não devemos deixar esse entendimento morrer dentro de nós.

Para quem veio do interior, o fazer pelo outro é habitual. A cultura interiorana dos brasileiros dita que uma mão lava a outra, ou seja, eu te ajudo hoje e amanhã me ajuda você. A hospitalidade é de casa e crescemos com a cordialidade presente em nossas mesas. Mas na cidade grande, em meio a tantas dificuldades, não ter a oportunidade de fazer pelo próximo acaba minando qualquer autoestima.

A doação vem sempre em boa hora e quem doa não espera retribuição. Na outra ponta, alguém recebe com alegria. Mas eles querem ser mais que recebedores, querem doar também.

“Ninguém é tão pobre que não possa ajudar alguém e ninguém é tão rico que não precise receber algo”

Por várias vezes presenciei doadores com olhos marejados nos lares das nossas famílias do Sol Nascente vivendo um momento inesquecível. Ajudar alguém necessitado é inspirador para qualquer um. Difícil é dizer quem está recebendo mais por aquele momento. Muitos são renovados após receber um amor que não lhe é familiar no seu roteiro diário de vida. Quem ajuda recebe mais do que o outro.

Todos são Úteis

Pensando assim, melhor é ser doador do que recebedor. Todos podem doar um pouco, e sabemos bem que o pouco de um pode ser muito para o outro.

Então levantamos um grupo de voluntários dentre os assistidos. Eles ansiavam por esse momento. Inúmeras vezes ficaram desejosos de vestir os coletes da Corrente do Bem Brasília e pular para o outro lado do projeto. Eles querem ser voluntários, querem amar pessoas e ajudar.

“Todos são úteis e não devemos deixar esse entendimento morrer dentro de nós.”

Por inúmeras vezes pregamos essa verdade: “Levantem e vão fazer, lutem pela sua vida e por sua família. Não acreditem naqueles que dizem que não podem fazer. Vocês vão longe se acreditar”. Dar visão é tão importante quanto dar alimento. Precisamos alimentar o espirito humano tanto quanto o corpo. Abrimos os olhos e mostramos quem são de verdade. Eles são incríveis sim.

Todos são Úteis

E tudo isso deu certo e agora temos equipe para ajudar a outras famílias necessitadas, equipar para fazer um sopão nas noites frias do Sol Nascente, equipe para bazar de roupas, voluntários para arrecadar alimentos.

Sempre falamos sobre isso, e agora vivenciamos esse novo tempo. Sim, todos são úteis.

Todos são Úteis

Todos são Úteis

QUER DOAR ?

Você pode colaborar para que crianças tenham a sua primeira festinha de aniversário.

Conheça o nosso treinamento VOLUNTARIADO INTELIGENTE 2.0. São mais de 50 aulas sobre voluntariado e projeto sociais em comunidades. Clique e saiba mais sobre esse curso que mudará sua maneira de pensar sobre obra social.

Moisés Nogueira de Faria
www.instagram.com/moisesnogueiraoficial