VOCÊ É IMPORTANTE

Você é importante.

Você é importante.

Ao revelar o conteúdo da caixa damos de frente a um espelho. Para quem nunca participou da singela brincadeira é possível ter uma surpresa ao olhar dentro da caixa e se ver. A pergunta era “uma pessoa importante para você e sua família?” e dentro da caixa você encontra você.

Às vezes acho que Deus faz isso conosco também, é necessária uma caixinha surpresa ser aberta diante de nós para revelar algo tão óbvio: somos importantes. Cada um tem a sua importância. Primeiramente para si. Eu sou importante para mim mesmo, sou “alguém” para mim. Eu existo e tenho valor.

Então pedi para os aniversariantes ficarem diante das suas famílias e elas se declararam para eles. O silêncio de fundo não foi constrangedor. Rostos faceiros e olhos marejados brotaram na sala e um vento acolhedor nos abraçou. Dava pra ficar um tempão assim. Ninguém ficou constrangido nesse momento, ao contrário, suas famílias os amaram como de fato são amados.

Primeiro se enxergaram e amaram. Depois as famílias os amou.

Você é importante.

Você é importante.

Entre os afazeres do dia a dia, esquecemo-nos de dizer a importância do outro para nós. Passa despercebido algo que nos cura em dias maus: sermos importantes para alguém. Precisamos escutar isso. Todos precisam saber da sua importância. Dentro de nossos lares cada pedacinho da família é importante. Nosso lar é nossa fortaleza e quem compartilhar desse lugar é mais importante do que os de fora.

O Antigo Testamento termina dizendo “converterei o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos aos pais”, ou seja, nossos corações e olhares precisam se voltar para dentro dos nossos lares. Se o coração dos pais se voltam para os filhos, assim é deles conosco. É como se Deus colocasse a foto da sua família em uma caixinha surpresa e provocasse: “Revelarei o mais importante para você”. Na pequena caixinha cabe tudo que realmente é importante para nós. A felicidade, o presente e o futuro enquadrado em uma imagem tão significativa.

Você é importante.

Você é importante.

Olhando para dentro da caixa alguns vivem um momento importante. Se enxergar tão afirmativamente é estranho para determinadas pessoas. Para alguns, demora em cair à ficha, mas depois, como se um peso tivesse sido arrancado das costas, o constrangimento se tornou alegria. Enfim hoje é o seu dia.

ONDE ESSA HISTÓRIA DE FESTA DE ANIVERSÁRIO COMEÇOU

Tudo começou há alguns anos. Ao visitar uma nova comunidade que surgia, uma garotinha me seguia com sua bicicleta empoeirada por onde eu ia. Com sorriso fácil, se divertia seguindo por entre as casas de madeirite recém colocadas (o governo tinha cedido os lotes legalmente para elas construírem).

Ela foi a minha companheira por todo o trajeto, não preciso dizer que me conquistou.

Quando estava indo embora avistei sua mãe sentada em frente à sua casa. De longe perguntei a data do aniversário da menininha, me alegrei a saber que em menos de um mês aconteceria.

O que começou com um simples bolo e alguns salgados foi acrescido de brinquedos, brincadeiras e muitos presentes. Todos queriam doar algo para a menininha encantadora. De cama à bicicleta, a casa de madeirite não suportaria tudo que seria doado.

A MEGA FESTINHA

De um bolinho virou uma festa temática da Frozen, com direito a personagem e vestido de princesa. O bolo e enfeites personalizados chamaram a atenção de toda a rua que logo se amontoou para assistir.

A cena dela sendo trazida para sua festa emocionou a todos. Diante da sua primeira festa de aniversário ela começou a tremer e chorar. Era inconcebível o que estava acontecendo para ela.

Logo colocaram um vestido de princesa nela e em sua irmã e foi promovido um dia inesquecível.

O que mais nos surpreendeu foi saber que era a sua primeira festa de aniversário. Foram doze anos de espera para vivenciar algo tão importante: saber que é importante. Diante do olhar das demais crianças daquela comunidade que nunca tiveram algo parecido, ela teve o seu momento.

Desde então sonhávamos em promover festa de aniversário para as crianças que nunca tiveram algo assim. Todos merecem uma mínima festinha para comemorar o seu dia mais importante. Você é importante.

O QUE É O CELEBRANDO VIDAS

Você é importante.

Você é importante.

Realizamos festinhas de aniversário coletivas para as crianças da comunidade. São festas simples que visam valorizar a parentalidade e a importância de cada um.

A maior transformação que podemos viver é mudar a nossa visão e ver o mundo com os outros olhos. Isso começa primeiramente nos vendo de outro forma.

QUER DOAR ?

Você pode colaborar para que crianças tenham a sua primeira festinha de aniversário.

Conheça o nosso treinamento VOLUNTARIADO INTELIGENTE 2.0. São mais de 50 aulas sobre voluntariado e projeto sociais em comunidades. Clique e saiba mais sobre esse curso que mudará sua maneira de pensar sobre obra social.

Moisés Nogueira de Faria
Presidente da Corrente do Bem Brasília / Generosidade.org
@moisesnogueiraoficial

Tags: , , , ,