·

·

, ,

Nós Precisamos Conversar

Nós Precisamos Conversar
Nós Precisamos Conversar

Sentou diante de mim. Fui para escutar e ela tinha muito que falar. Com suas lágrimas escorrendo pela face concordou comigo: “Conversar é bom sim, precisava conversar”.

O conceito básico de ajuda da Corrente do Bem Brasília sempre foi o vínculo. Primeiro se constrói um relacionamento sólido, depois aconselhamos. Ouvir conselhos de quem respeitamos tem maior impacto. Cada palavra tem mais valor.

Vínculos são construídos com conversas e tempo, estar presente é um presente para quem precisa de ajuda. A presença constante gera valores que não são dissipados com as dificuldades. Por isso conversar é bom. Cada visitação é uma interação, por isso é tão importante às visitações aos lares. (Falamos de Vínculos e Visitação em nosso Curso de Voluntariado)

Ela nunca foi de pedir, ao contrário trabalhou sua vida toda, e agora desempregada cuidava dos filhos do vizinho para ganhar duzentos reais. Foi através de um convite de sua sobrinha que ela nos conheceu. Relutou muito em fazer isso, mas as dificuldades não lhe deram nenhuma escolha. Morando de favor, sem nenhuma possibilidade de melhoria sua vida, sonhava em construir um barraquinho e assim ter um pouco de liberdade.

“Vínculos são construídos com conversas e tempo, estar presente é um presente para quem precisa de ajuda. “

Seu semblante de mulher vivida mostrava que estava apta para enfrentar as lutas da sua existência e não queria passar a vida pedindo ajuda. Com uma firmeza no olhar me disse que um dia ajudaria o nosso projeto. Ela queria ser doadora. Acredito que um dia será assim.

Também informou que gostaria de aprender tecnologia (Em julho/2021 começaremos uma turma de tecnologia, agora temos doze notebooks para ensinar). Ela disse que gostaria de ter essa oportunidade.

Ela precisava colocar algumas coisas para fora e eu precisava escutar também. Isso me faz lembrar porque eu faço o que faço. A nossa grande motivação é “gente” e quando encontro pessoas assim sei que estamos no caminho certo.

Após uma longa conversa, ela abriu o sorriso. Acredito que fez muito bem para ela e pra mim também. Conversar é bom sim. De interação e interação novas ideias vão surgindo e a cada passo entendemos mais sobre o nosso desafio. Comunidades são locais cheios de mulheres guerreiras (O Poder da Mãe: Aula do nosso curso) que lutam para darem um futuro melhor aos seus filhos.

Conheça o nosso treinamento VOLUNTARIADO INTELIGENTE 2.0. São mais de 50 aulas sobre voluntariado e projeto sociais em comunidades. Clique e saiba mais sobre esse curso que mudará sua maneira de pensar sobre obra social.

Moisés Nogueira de Faria @moisesnogueiraoficial
Presidente da Corrente do Bem Brasília / Generosidade.org

 

Quer receber histórias inspiradoras?

Quer ser voluntário? Sim, descubra um lugar onde as pessoas querem você perto.

Seja bem-vindo a uma nova fase de muita alegria e propósito para sua vida.

Com sua generosa doação, você está impulsionando a criação de cursos inovadores e muitas atividades.

Cada contribuição é uma semente de mudança, gerando transformações reais que tocam vidas e inspiram esperança. Juntos, estamos construindo um futuro mais brilhante e promissor.

Para aquecer seu coração

Vivendo experiências marcantes no Sol Nascente.